COT & Sempre Saúde

COT & Sempre Saúde

terça-feira, 25 de março de 2014

DEDO EM GATILHO


É UMA DAS CAUSAS MAIS COMUM DE DOR, EDEMA E PERDA DE FUNÇÃO NAS MÃOS.

É UMA TENOSSINOVITE ESTENOSANTE DOS TENDÕES FLEXORES DOS DEDOS.
O TENDÃO APRESENTA UMA INFLAMAÇÃO COM AUMENTO DE LÍQUIDO AO REDOR DO MESMO E QUE LEVA AO APARECIMENTO DE UM NÓDULO.
OS TENDÕES FLEXORES SÃO LISOS E PASSAM POR UM TÚNEL CHAMADO BAINHA DO TENDÃO, QUE É FORMADO POR VÁRIAS POLIAS QUE SÃO ESTREITAS. COMO O TENDÃO ENCONTRA-SE EDEMACIADO E COM O NÓDULO, O MESMO ENCONTRA UMA MAIOR RESISTÊNCIA AO PASSAR PELA POLIA A1, OCORRENDO O BLOQUEIO DO TENDÃO EM FLEXÃO.

A CAUSA É IDIOPÁTICA (DESCONHECIDA). MAIS COMUM EM PACIENTES REUMÁTICOS E DIABÉTICOS. ACOMETE MAIS ADULTOS DO SEXO FEMININO.

O DEDO EM GATILHO É CLASSIFICADO, SEGUNDO GREEN, EM 4 GRAUS:
  • GRAU I: PRÉ-GATILHO - DOR E EDEMA SEM BLOQUEIO;
  • GRAU II (ATIVO): DOR, EDEMA E BLOQUEIO, PORÉM CONSEGUE ESTENDER O DEDO ATIVAMENTE;
  • GRAU III (PASSIVO): DOR, EDEMA E BLOQUEIO, PORÉM NÃO CONSEGUE ESTENDER O DEDO ATIVAMENTE;
  • GRAU IV (CONTRATURA): CONTRATURA FIXA DO DEDO EM FLEXÃO.
O TRATAMENTO:
  • CONSERVADOR:
  1.  CONSISTE EM UTILIZAR TALAS PARA USO NOTURNO
     
  2. FISIOTERAPIA DE ALONGAMENTO
  3. USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS ORAIS
  4. INFILTRAÇÕES DE CORTICÓIDE: NÃO HÁ DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE O USO DE DEXAMETASONA E TRIANCINOLONA, PORÉM ESSA ULTIMA APRESENTA AÇÃO MAIS RÁPIDA.
     
    •  TRATAMENTO CIRÚRGICO: INDICADO NO DEDO EM GATILHO EM PACIENTE QUE FIZERAM USO DO CORTICÓIDE SEM SUCESSO.                   PODE SER PELA VIA ABERTA OU PERCUTÂNEA, ESSAS TÉCNICAS NÃO DIFEREM ENTRE SI, PORÉM APRESENTAM MENORES TAXAS DE RECIDIVAS QUANDO COMPARADA AO USO DO CORTICÓIDE.










Um comentário:

  1. Bom dia Dr., cera de 13 dias acabei furando meu dedo com uma faca de cozinha daquelas pontudas, na mesma hora não consegui mais mover o dedo, estranhei, ele ficou em posição de extensão e inchou muito, procurei o médico e o mesmo informou que havia tido uma lesão parcial da polia A1, receitou anti-inflamatório e exercícios para o dedo, porém, a dor está quase sumindo, mais ao tentar fazer o exercício, o dedo começa a inchar de novo, até quando vou fazer algum serviço doméstico ele começa a inchar, o que dificulta mais ainda a tentativa de dobrar, sinto um pouco de dor e percebi uma pequena bolinha ao segurar o dedo, neste caso, será necessário cirurgia? E seria correto enquadrar como polegar em gatilho?

    ResponderExcluir