COT & Sempre Saúde

COT & Sempre Saúde

terça-feira, 3 de setembro de 2013

OSTEOFITOSE OU BICO DE PAPAGAIO



É uma doença caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo nas vértebras da coluna (cervical, torácica e lombar) devido a sobrecarga sobre as articulações e como mecanismo de defesa do organismo para equalizar as cargas sobre a articulação entre as vértebras.
Os osteófitos podem aparecem em outras articulações do corpo humano, como por exemplo no quadril, joelho, ombro, etc. Porém é mais comum na coluna vertebral.

Aparece principalmente após os 50 anos de idade e em pessoas com predisposição genética, má postura, obesidade e sedentarismo. Pode aparecer antes dos 50 anos em raros indivíduos, principalmente aqueles com antecedente de traumas na coluna e/ou doenças reumáticas.

Os sintomas iniciais são dores na região afetada e sensação de queimação. Os sintomas mais tardios são dor intensa, limitação de movimentos, perda da força e sensibilidade.

O diagnóstico é feito pelo exame físico e com um simples RX da coluna vertebral. Em caso mais severos, existe a necessidade de realizar uma Tomografia ou Ressonância para uma melhora avaliação, pois o bico de papagaio pode em casos avançados realizar compressão da raiz nervosa emergente entre as vertebras e provocar fortes dores incapacitantes.


Não existe um tratamento específico para a osteofitose, já que esta patologia é irreversível. O tratamento consiste em mudanças no estilo de vida (diminuir a sobrecarga na coluna, diminuição do peso corporal, pratica de exercícios físicos com orientação, boa postura) e tratamento com fisioterapia, hidroterapia, acumputura, etc.



O emprego de anti-inflamatórios e analgésicos estão indicados nas crises, porém devem ser utilizados com orientação médica.

Em casos graves onde possam existir um desvio severo da coluna ou com comprometimento neurológico pode ser necessário intervenção cirúrgica.

DICAS:
- Pratique esportes com frequência sob orientação para manter uma boa postura;
- Lembre-se que a osteofitose não aparece da noite para o dia, e sim ao longo dos anos;
- Evite obesidade;
- Evite mal posicionamento na hora de dormir, e cuidado com o tipo de colchão, escolha os ortopédicos;
- Evite uso de mochilas e bolsas com mais de 10% do seu peso corporal;
- Evite recolher coisas do chão envergando a coluna, se agache.



Nenhum comentário:

Postar um comentário